15/11/2010

Zé do Pife e as Juvelinas

Oferecemos apresentações musicais/circenses e dançantes.
E/ou oficinas de pífano e contrução de pífano.
 
O grupo foi formado em 2007, ao término da Oficina de Pífano que o Mestre Zé do Pife ministrou na Universidade de Brasília.
Atualmente integram o conjunto nove moças e o próprio Zé do Pife, pernambucano que mora em Brasília desde 2002 e que
há mais de 50 anos vem realizando a arte de tocar e fabricar o pífano.
Valéria Lemman 

Tocamos músicas tradicionais de banda de pífano (de autoria de Zé do Pife, seus familiares e amigos de sua terra natal São José do Egito/PE, e também de outras bandas de pífano). Além disso, tocamos músicas de diversos artistas e grupos conhecidos como Luiz Gonzaga e Coco Raízes de Arco Verde. Dentre os ritmos contidos no nosso repertório estão o baião, xote, frevo, marchinhas, valsas, cocos, sambinhas. Vale notar que além das músicas tradicionais de banda de pife, o grupo também toca outros estilos musicais com outros instrumentos regionais e vem criando músicas a partir das influências que recebe, realizando de forma própria suas músicas e sua arte. As músicas podem ser acompanhadas de danças e brincadeiras tradicionais e artes circenses executadas ao tom e ao ritmo da popularidade brasileira que remontam e resgatam o imaginário popular. Dessa forma, pode-se dizer que criação artística e performance do grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas é um mix do tradicional com a contemporaneidade.

Sobre nosso show, gostaríamos de dizer que temos sempre dois formatos de apresentação que deixamos a critério do contratante decidir:
(1) Cortejo/Fuá – tocamos no chão, sem amplificação (no máximo um head-set para Zé do Pife);
(2) Show Palco - com amplificação (se for o caso desse show, enviamos mapa de palco previamente).
Cabe a vocês nos falarem qual o tipo de apresentação que seria mais adequada, de acordo com a expectativa de público e o espaço disponível para as apresentações.

Para o show de palco, além da formação tradicional de banda de pife: pífanos, zabumba, caixa, contra surdo, triângulo e pratos, utilizamos outros instrumentos tais como rabeca, violino, sanfona, violão, viola caipira, violoncelo, etc. Vale lembrar que todas as integrantes da banda cantam, principalmente Zé do Pife. E, também, dependendo da natureza da apresentação, realizamos números circenses e danças, simultâneo à execução das músicas, visto que algumas integrantes também atuam na área de circo, teatro e dança.

Também podemos fazer uma mescla no formato do show:
(3) Show Palco + Cortejo/Fuá – iniciamos no palco e depois descemos para tocar junto com o público e realizar a coreografia do trancilim e Alvorada. 
Valéria Lemman!
*
Foto de Davi Santos
Brasília tu és bonita. Quero crescer ao teu lado
Dormindo sonhei contigo nos campos verdes bordados
E no centro de você nasceu um pé de saudade
O centro de convenções e o povo do cerrado”
Trecho da música inédita “Teu olhar me faz chorar” música Mestre Zé do Pife.
A letra abstrai o olhar do Mestre sobre a cidade que ele atualmente mora, Brasília. A forma que o Zé do Pife vê o mundo tem as suas raízes na sua vivencia, que se inicia na cidade em que ele nasceu e se criou em São José do Egito – PE.
Pela sua bagagem cultural o Zé do Pife se torna um individuo com acesso aos significados culturais da sua região e os transmite as suas alunas “As Juvelinas”. Porém uma relação é baseada em duas vias de informação, uma transmitida e outra recebida. Nessa permuta de informação o mestre não só ensina, ele aprende também.
De um lado a cultura regional nordestina representada por Zé do Pife, e de outro a diversidade cultural de Brasília representada pelas Juvelinas, ambas as realidades se encaixam no grupo e formam uma terceira visão cultural. Essa visão pode ser observada nas variações de instrumentos musicais do grupo, como instrumentos clássicos, populares e regionais.
O ensaio da música Forró de Sanfona ilustra essa grande variedade de instrumentos, pois possui violoncelo, violino, sanfona, pífano, pandeiro, zabumba e triângulo que se encontram e se combinam no ritmo nordestino do Baião. Igual é a imagem que o grupo “Mestre Zé do Pífe e As Juvelinas” transmite. A mesma mistura dos instrumentos musicais se dá nos integrantes do grupo, que possuem as suas raízes em diversas culturas e se unem no mesmo ritmo que se dá no Zé do Pife.
A música do grupo é muito marcante, e uma das características do grupo é “música de pífano”, que é um instrumento de sopro no sentido transversal. O grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas normalmente toca com pífanos feitos de bambu ou PVC.

08/11/2010

Festival Cariri da Canção 2010, CANTA CHAPADA, CANTA SOL, CANTA CARIRI!

No último fim de semana tivemos a terceira edição do Festival Cariri da Canção Etapa Nacional, união de sons, ritmos, cultura e talento. Foram mais de 200 inscrições de todos os lugares do país e 24 selecionados, sendo premiados:

foto: Wilson Bernardo


01 Lugar - Música: Cinema Sideral
Autor: David Duarte
Intérprete: David Duarte

Recebendo o prêmio das mãos da Secretária da Cultura, Esporte e Juventude do Crato: Danielle Esmeraldo, uma gestora cultural apaixonada por sua cidade, a cada ano fortalece a agenda anual de cultura com eventos democráticos onde é dada a oportunidade aos artistas de toda a região divulgarem seus trabalhos, no teatro, dança, artes plásticas e música! Inova nesse ano com manifestações paralelas ao Festival Cariri da Canção como foi a Mostra de Música Instrumental no  Anfiteatro do Centro Cultural Do Araripe, e a Mostra de Música: Num Canto em Crato Canto, oportunidade para os novos e até consagrados talentos apresentarem  seus trabalhos em praças, largos e bairros de toda a cidade, e oficinas de construção de pífanos e rabecas, DJ, equalização de som, etc.
Parabéns em nome dos artistas do Crato e de toda à população ao Prefeito Samuel Araripe e a Secretária Danielle Esmeraldo, foi um emocionante evento!
Sobre o David Duarte:
Com três CDs solo Independentes e participação nas principais produções fonográficas do estado, David Duarte representa a música Cearense como expoente de sua geração, com merecido reconhecimento e destaque também como líder de execução nas rádios/MPB de Fortaleza, despontando com o sucesso “O Que Eu Queria”, primeiro lugar nas paradas em 2003, e, logo em seguida, “À Toa”, “Valeu a Pena Esperar” e “Conjunção Feliz”, que também ocuparam posição de destaque nos anos seguintes. David Duarte emplaca agora em 2007 a bela canção “Serena Saudade”, um forte elemento de seu próximo CD, comprovando, ao longo de seus vinte e três anos de carreira, a excelente qualidade musical de um valioso trabalho, que, apesar do caráter independente, é permeado com o requinte, a maturidade e o esmero das produções realizadas pelos grandes selos e gravadoras do país........................................................................................................... 
Ler mais: http://www.myspace.com/davidspacemusicduarte#ixzz14jTJW7HA

Segundo lugar pelas mãos do Dr. Cícero França, representando o Prefeito
Samuel Araripe.
02 - Lugar - Música: Buscando te encontrar, querendo te Esquecer
Autor: Francisco Silvino e David Silvino
Intérprete: Cristiane Moura

Terceiro Lugar pelas mãos do diretor da banda base: Ibertson Nobre.
03 Lugar - Música: Violação
Autor: Luciano Brayner
Intérprete: Luciano Brayner e Luiz Carlos Salatiel



Melhor intérprete pelas mãos do Dihelson Mendonça, jurado do Festival, artista de múltiplos talentos!
Melhor Intérprete: Mário Soul ( Fortaleza )
1º Lugar no Festival Cariri da Canção 2010, DAVID DUARTE
(ao lado do diretor da banda base, Ibertson Nobre e do baterista Rodrigo Moura)
Flavinho e Janinha
Apresentadores do Festival Cariri da Canção
Canta Chapada... no Festival Cariri da Canção

Viva a cultura que pulsa no povo daqui!
Mário Soul, melhor intérprete do Festival!

Sua arte faz história

Violação: 3º Lugar do Festival, de Luciano Brayner

Na interpretação de André Saraiva e Luis Carlos Saltiel

Revelem-se os talentos

Vibrem com emoção

No Festival Cariri da Canção

Hino da Chapada do Araripe cantado por todos
2º Lugar no Festival. Cristiane Moura
interpretando música de Francisco e David Silvino
Fotos: FIDEL CHARLIE, NEXO  ARTE E MÍDIA DO CRATO
TEL: 88437346

06/11/2010

programação

FINAL

Música: Espelho da águas
Autor: Firmino Tavares
Intérprete: Firmino Neto

Música: Traços
Autor: Jord Guedes e Alex Costa
Intérprete: Jord Guedes

Música: Buscando te encontrar, querendo te Esquecer
Autor: Francisco Silvino e David Silvino
Intérprete: Cristiane Moura

Música: Rio de algodão
Autor: Laécio Beethovem
Intérprete: Laécio Beethovem

Música: Janela da Alma
Autor: Luciana Dantas e Karine Cunha
Intérprete: Fatinha Gomes

Música: Eclipse
Autor: Mário Soul
Intérprete: Mário Soul

Música: Violação
Autor: Luciano Brayner
Intérprete: Luciano Brayner

Música: O que dizer
Autor: Jô Arzzy
Intérprete: Jô Arzzy

Música: Pé d’água em flor
Autor: Ulisses Germano
Intérprete: Ulisses Germano

Música: Serrana
Autor: Carlos Haroldo
Intérprete: Kelly Kelline

Música: Cinema Sideral
Autor: David Duarte
Intérprete: David Duarte

Música: Revolução
Autor: Oscar Arruda
Intérprete: Oscar Arruda

Hoje é a grande final do Festival Cariri da Canção! CANTA CHAPADA, CANTA SOL, CANTA CARIRI!

O Crato está em festa, o Cariri tem a sua terceira edição do Festival Cariri da Canção 2010, uma mistura de sons, ritmos, cultura. Após o Festival toda a cobertura do que foi esse emocionante evento musical, aqui no blog oficial  do evento.Foram mais de 200 inscrições, sendo selecionadas 24 músicas e entre elas 12 participarão da grande final  hoje, no Centro Cultural do Araripe.
A secretária da Cultura, Esporte e Juventude  Danielle Esmeraldo parabeniza à todos os selecionados e agradece aos artistas, turistas, público, patrocinadores, organizadores e todos que contribuíram para a realização do  nosso Festival!


MATÉRIA DO BLOG DO CRATO

HOJE É A GRANDE NOITE DO FESTIVAL Cariri da Canção Fase Nacional Crato - Cariri - Por Wilson Bernardo

Não Percam! - Hoje é a Última Noite do Festival Cariri da Canção

No Largo da RFFSA em Crato

HOJE! A Grande final do Cariri da Canção. Ontem à noite se deu mais uma eliminatória de um festival, que marca pela sua originalidade musical, e de muita confraternização entre os concorrentes. São cantores e compositores, que ao longo dessas estradas do Brasil, em busca de valorização musical, acabam se encontrando pelos palcos, formando assim um vínculo de muita afetividade, todos são vencedores mas que vençam os melhores.


Firmino um forte concorrente da cidade de Barro-Ce

Na leveza do toque e bastidores na passagem do som

Uma embolada que embola a pandeirada cariri

A partitura e os afinadores de magia e sons

Esse veio de longe das terras baianas de São Salvador, em busca do prêmio

Percussão dos tribais cariris

Outro finalista,e o que já é tradicional,mas um de Lavras da Mangabeira
Um violão e um banquinho na mão se desfaz a solidão

Essa é Jordi,uma letrista impecável e horrorosa de LINDA,em beleza e simpatia


E suas adoráveis mãos de Anjos Citaras,um som de encantamentos

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

--
Festival Cariri da Canção
www.cariridacancao.com

Twitter: @cariridacancao
Facebook: culturacrato

05/11/2010

programação


Dia 05

Música: Traços
Autor: Jord Guedes e Alex Costa
Intérprete: Jord Guedes

Música: Janela da Alma
Autor: Luciana Dantas e Karine Cunha
Intérprete: Fatinha Gomes

Música: Velha Ciranda nova
Autor: Valéria Lemann
Intérprete: Valéria Lemann

Música: Em bola
Autor: Evaristo Filho
Intérprete: Evaristo Filho

Música: Vida máquina
Autor: Raimundo Wescley de Sousa
Intérprete: Raimundo Wescley de Sousa

Música: Abracadabra
Autor: Nando nuque
Intérprete: Nando Nuque

Música: Revolução
Autor: Oscar Arruda
Intérprete: Oscar Arruda

Música: O que dizer
Autor: Jô Arzzy
Intérprete: Jô Arzzy

Música: Antes que escureça
Autor: Dudé Casado
Intérprete: Dudé Casado

Música: Espelho da águas
Autor: Firmino Tavares
Intérprete: Firmino Neto

Música: O amor é isso
Autor: Fanka Santos e Lenynha Vas
Intérprete: Lenynha Vas

Música: Rio de algodão
Autor: Laécio Beethovem
Intérprete: Laécio Beethovem

04/11/2010

programação


Dia 04

Música: Pé d’água em flor
Autor: Ulisses Germano
Intérprete: Ulisses Germano

Música: Bom par
Autor: Miguel Cordeiro
Intérprete: Miguel Cordeiro

Música: A roça, o menino e o ancião
Autor: Luciom Caeira
Intérprete: Luciom Caeira

Música: Um sonho sobre o mundo
Autor: Ciço Lifrat
Intérprete: Ciço Lifrat

Música: Cinema Sideral
Autor: David Duarte
Intérprete: David Duarte

Música: Vício
Autor: Pedro Alex Silva Teixeira
Intérprete: Pedro Alex Silva Teixeira

Música: Buscando te encontrar, querendo te Esquecer
Autor: Francisco Silvino e David Silvino
Intérprete: Cristiane Moura

Música: Mata branca
Autor: Fernando Rosa
Intérprete: Fernando Rosa

Música: Violação
Autor: Luciano Brayner
Intérprete: Luiz Carlos Salatiel e André

Música: Eclipse
Autor: Mário Soul
Intérprete: Mário Soul

Música: Serrana
Autor: Carlos Haroldo
Intérprete: Kelly Kelline

Música: Amor ao mar
Autor: Joaquim Ernesto Barreto Cavalcante
Intérprete: Lúcio Ricardo
 
Powered by Blogger